Meditar é familiarizar-se consigo mesmo

02/05/2023

 

A palavra meditação sempre aparece associada ao processo de autoconhecimento. Neste sentido, muitas vezes, não é esclarecido a abrangência deste termo e ficamos apenas com uma ideia ou explicação limitada, como por exemplo a meditação como técnica de respiração e postura corporal.

 

No entanto, quando nos propomos a investigar e ampliar o sentido do que é meditação podemos não somente compreender seu significado, mas também nos aprofundarmos em nosso processo de autoconhecimento.

 

Sendo assim, uma das definições mais interessantes que pude encontrar ultimamente aparece no livro do autor Joe Dispenza, "Quebrando o hábito de ser você mesmo", que está relacionado ao conceito tibetano de "familiarizar-se com" o seu Eu. Nesse sentido, se nos damos conta, ocorre um movimento simultâneo enquanto aprendemos a nos familiarizar com a nossa personalidade quando despertamos também o nosso observador interno que é um aspecto da Consciência que transcende a nossa própria personalidade.

 

Desta forma, quanto mais nos permitimos e naturalizamos com este processo de introspecção energética podemos avançar com confiança no autoconhecimento e colher seus benefícios que aparecem por esta familiarização consigo mesmos.


Muito obrigado por compartilhar e até breve!