Personalidade: o que é isso?
A personalidade, a persona ou o nosso modo pessoal é o acúmulo no tempo de experiências, histórias, memórias, condicionamentos, tendências, crenças e conhecimentos que adquirimos sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor em forma de pensamentos. É desta forma que a persona vai sendo construída, cristalizada e aperfeiçoada ao longo do tempo a partir das nossas vivências.
No entanto, a personalidade, por sua própria natureza, acaba sendo também uma fonte geradora de sofrimento psicológico, o que comumente retratamos como um sentimento de inadequação, conflito ou carências; angústia, depressão e ansiedade; incômodos, tensão, estresse e outras dores que podem inclusive afetar o nosso próprio corpo (doenças psicossomáticas).
Desta maneira, muitas vezes por estarmos tão identificados com ela, a personalidade torna difícil para nós reconhecermos sozinhos a natureza daquilo que realmente somos. O verdadeiro Eu ou a Consciência Superior parece estar tão próxima da personalidade que podemos facilmente nos confundir com ela. E é aí que surgem os métodos e processos de autoconhecimento, tais como a Psicoterapia Transpessoal.
A Psicoterapia Transpessoal é um dos métodos mais eficazes,
Aqui e Agora,
disponível para facilitar o seu processo de
Autoconhecimento!
Ao ingressarmos em um processo de autoconhecimento, o que realmente ocorre não é um abandono ou aniquilação da personalidade. Na verdade, aprendemos a reconhecer e a nos identificar com algo que está além da persona. Neste sentido, o Eu verdadeiro torna-se capaz de brilhar em seu esplendor e a personalidade passa a ocupar, cada vez mais, o seu lugar funcional para operar e se relacionar neste mundo. Desta forma, muitas pessoas que compartilham desta experiência direta com o Eu verdadeiro revelam que parece haver um distanciamento da personalidade, o que torna possível a liberação do sofrimento psicológico e a realização de uma vida mais plena e criativa.