14/05/2022
Gostaria de compartilhar com você uma prática de meditação das mais simples e tradicionais. Este exercício é uma das técnicas que utilizamos na Psicoterapia Transpessoal, a qual nos auxilia no despertar de uma Consciência que transcende o organismo corpo-mente, além de nos ajudar a reconhecer a natureza das sensações, emoções e pensamentos de forma que pouco a pouco seja possível criarmos autonomia e poder para nos libertarmos do sofrimento psicológico.
Para a realização deste exercício, procure adotar uma postura corporal em que a coluna esteja ereta e você se sinta a vontade, podendo ser sentado ou deitado.
Durante toda a prática, a sua atenção deverá estar centrada na sua respiração. Inspire e expire profundo, pausadamente e com atenção. O seu foco será sempre na respiração!
Note que a sua única intenção e esforço será permanecer com a atenção voltada para a respiração durante todo o exercício. No entanto, poderão surgir pensamentos. Caso ocorra, perceba o surgimento do pensamento de maneira espontânea ou automática. Simplesmente note e não se envolva com o pensamento. Retorne novamente a sua atenção para a respiração. Perceba o surgir e o desaparecer do pensamento em você. Repita uma e outra vez esse processo apoiando a sua atenção na respiração. A sua respiração deve ser o único foco de atenção e interesse. A sua atitude deve ser sempre compassiva com a mente, não julgue e não evite qualquer pensamento. Somente perceba o que ocorre com o processo dos pensamentos.
Permaneça com a prática por no mínimo 5 minutos. A prática regular deste exercício não possui efeitos colaterais e pode ser feita a qualquer momento de acordo com seu interesse e disponibilidade de tempo.
Muito obrigado por compartilhar e qualquer dúvida nos falamos em breve!
Um abraço.
Ricardo